Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)

Bem, como prometido, aqui estou eu para falar um pouquinho sobre o programa que me levou ao Canadá em janeiro de 2014.
Emerging Leaders on the Americas Program, que normalmente chamamos ELAP, é um programa do governo canadense que busca encontrar e desenvolver líderes nos países da América Latina. E como aqui estamos, o Brasil é sim abarcado por essa bolsa.
O ELAP possui bolsas de graduação e pós-graduação, com duração de 4 a 6 meses, para todas as instituições de ensino superior no Canadá. 




De uma forma bem simples, eu vou te dizer, basicamente, o que você precisa para participar:

Você precisa estar matriculado em uma instituição brasileira conveniada a uma instituição canadense.
Se a sua instituição não for conveniada, você não poderá se candidatar a uma vaga, uma vez que quem indica a sua candidatura é a instituição canadense. Nesse caso, eu aconselho você ir até a Assessoria de Assuntos Internacionais da sua instituição, e conversar com eles sobre a bolsa. Conseguir um convênio com uma instituição canadense não é assim tão difícil, e hoje em dia, com tantos alunos do CsF no Canadá, com certeza na sua instituição, deve haver algum aluno que estou no Canadá. Esse tipo de contato aproxima bastante duas instituições, especialmente se o seu colega deixou uma boa impressão na época em que esteve lá.

Uma vez conveniada, a instituição canadense precisará indicar você à uma vaga.
Cada instituição canadense tem um número de pessoas que pode indicar para a bolsa. Por exemplo, muito dificilmente o órgão do governo responsável (CBIE) irá aceitar mais do que duas pessoas de uma mesma instituição. Por isso, eles oferecem no máximo duas pessoas por instituição brasileira. Pode haver alguma instituição que tente, mas saiba que as chances de três pessoas irem são mínimas.

Para ser indicado à vaga, você vai precisar escrever uma carta EM INGLÊS.
Nessa carta de motivação, você vai precisar defender o seu peixe. Não existe muita avaliação de documentos para o ELAP. A carta é onde você pode mostrar o quanto você quer ter essa experiência, e de que isso vai valer para o seu futuro. Seja criativo a ponto de fazer sua carta se destacar. Evite embromação. Seja direto. Você não vai colocar na sua carta que seu sonho é estudar no Canadá, por que quando era mais novo era fã do Nickelback, né? Pois é. Evite.
Algumas dicas que eu dou é de falar um pouco da sua trajetória pessoal, e como a experiência seria importante para a sua carreira.

Depois disso, meu caro, não existe muita coisa o que fazer. Vai ter que esperar.

Desde 2013, conseguir uma bolsa está um pouco mais difícil, já que com a popularização dos intercâmbios, todas as bolsas estão mais concorridas, mas isso não é motivo para você não tentar.

A bolsa cobre tudo o que o estudante precisa: passagens, moradia, livros, visto, seguro saúde e etc. Mas é importante que você tenha algum dinheiro para visto e passagens, pois o dinheiro da bolsa, você só recebe quando chegar no Canadá. Mas não se preocupe, pois você vai receber a bolsa completa.

Muita gente me pergunta se precisa de TOEFL para participar do ELAP. Isso depende da instituição para a qual você está aplicando. Normalmente universidades exigem o TOEFL para a indicação. Já os colleges são mais flexíveis, e, por vezes, aplicam uma prova de inglês quando você chegar lá.
Por isso é bom conversar com a instituição de lá, antes de ir.

Vou comentar um pouquinho mais sobre essa conversa em um próximo post. Tenho algumas dicas para dar e acho que esse post já está grande o suficiente.

Para mais informações sobre o ELAP (valor da bolsas, período de inscrições e etc.) você pode visitar o site do Governo do Canadá (EN), ou no Canada International (PT).