Livro: "Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida" de Eduardo Spohr

Spohrverso: um dia ainda vai rolar uma pós-graduação dessas.

Capa. Em breve foto minha aqui. ;P

Pronto. Terminei de ler o segundo livro do carioca Eduardo Spohr. E o que dizer? - Fantástico - .
Não vou rasgar muita seda pro Spohr, por que vocês já sabem que sou fã. Melhor falar que esse é o primeiro livro de um série que o autor pretende escrever. "Filhos do Éden" é o título da série que contará com cerca de três ou quatro títulos (ainda não definido pelo autor).

O céu está em guerra. Os arcanjos Miguel, Lúcifer e Gabriel lutando pelo destino da humanidade, mas ninguém sabe ao certo quem está contra quem. Miguel, o mais forte entre os cinco arcanjos, movido pelo ciúmes, quer a extinção da raça humana. Gabriel luta pelo direito à vida da criação de Yahweh (Deus). E Lúcifer... Bem, Lúcifer aparece como aliado de Miguel, mas não é preciso ler o livro, pra saber que Lúcifer sempre quer ter mais poder. Com isso, as legiões de anjos estão divididas entre os simpatizantes de Miguel e os de Gabriel. Cada casta de anjos (existem sete) apoia uma causa, mas mesmo dentro das castas há divergências sobre quem está certo. Na Terra, foi estabelecida uma trégua. Trégua esta que pode cair a qualquer momento.
Universidade de Santa Helena via Twitpic
Em meio a tudo isso, o livro conta a história da arconte de Gabriel, Kaira, uma ishim do fogo (anjo que tem o poder de manipular o fogo). Kaira foi enviada à Haled (termo para designar o plano onde vivem os homens) em uma missão para descobrir e impedir os planos de Miguel de chegar a um dos sete céus, o qual não é acessível a anjos e seres mágicos, apenas às almas dos terrenos. Acontece que nesse meio tempo, Kaira é capturada, perde suas memórias angélicas e se vê como uma adolescente humana em uma Universidade na região serrana do Rio de Janeiro, na cidade e Santa Helena.
Devido à importância da arconte, os anjos Levih e Urakin são enviados para descobrir o que aconteceu com ela e nessa viagem de resgate, Kaira conhece o anjo exilado Denyel.
Denyel (meu personagem favorito no livro) é um anjo cheio de vícios humanos. Exilado na Haled, Denyel é um querubim que vive entre os homens há muitas décadas. Um dos anjos de Miguel, ajuda na fuga de Kaira, Levih e Urakin em busca de anistia. Denyel é um misto de cafajeste bêbado com brigador de rua e em sua vida quase-humana, tem como hobby cervejas, armas e o puro amor à sua motocicleta.
Os personagens  viajam pelo Brasil (Rio de Janeiro, Brasília, Amazônia) na tentativa de chegar a salvo na cidade de Atlântida (o sentido da cidades, você entende ao ler o livro - sou dessas que tenta evitar spoilers).
Personagens principais. Arte: Andrés Ramos (Amigo Imaginário)

E dando a devida importância à figura: ao mesmo tempo, por todo o livro, é contada a história de uma figura temida e poderosa, o Primeiro Anjo. O antigo líder dos sentinelas.

Com o sucesso atingido com A Batalha do Apocalipse, não se poderia esperar menos desse romance. A leitura flui facilmente e o enredo é daqueles bem empolgantes.

E quem não leu A Batalha do Apocalipse, pode ler Filhos do Éden? 
Pode sim sem medo de ser feliz. Na cronologia da história, a saga de Filhos do Éden vem antes da do seu primeiro livro. Além disso, a história de A Batalha do Apocalipse começa e termina em um único livro. Ou seja, são independentes. Então aproveita e corre pra comprar o seu. ;)

Em tempo:
No seu blog, Filosfia Nerd, o Spohr dá uma ajudinha e explica Como ler Filhos do Éden (sem spoilers). Nesse post ele fala de "foco nos personagens". Realmente, em Filhos do Éden a gente consegue perceber que a história é deixada em segundo plano, para dar um enfoque aos personagens. Entretanto, ao meu ver, com exceção de Denyel, nenhum dos outros personagens consegue cativar o leitor. Mas como eu disse, é uma série. A história ainda não terminou e vamos ver o que o Spohr tem em mente para todos nós, não é?

Ainda afim de entender um pouco mais sobre os livros do Spohr?
O pessoal do site Jovem Nerd fez um Nerdcast especial sobre Filhos do Éden e o Spohrverso em setembro. Além de discutirem as sagas dos dois livros, o episódio ainda conta com audiodramas (leituras de trechos do livro) com a maravilhosa interpretação do Guilherme Briggs. ;)
Além disso, o hotsite do livro é bem legal, dá pra ler o primeiro capítulo do livro, tem umas curiosidades, links pra compra e um estudo de capas bem legal ;D Acesse Filhosdoeden.com