Text Blaze: o foguinho da produtividade

Há algum tempo atrás, eu apresentei pra vocês uma ferramenta de produtividade chamada Magical. Ela é uma ferramenta de expandir texto que me ajudou durante bastante tempo de maneira gratuita. Mas desde que se tornou uma ferramenta paga, fui em busca de outras ferramentas que me pudessem ser tão úteis quanto e conheci o Text Blaze.

Se, você escreve os mesmos textos várias vezes ao dia, como e-mails, respostas padrão, relatórios, comunicados ou mensagens de atendimento, o Text Blaze pode se tornar um grande aliado no seu trabalho. Essa ferramenta foi criada para automatizar textos repetitivos, aumentar a produtividade e reduzir erros de digitação, tudo de forma simples e prática.

A versão gratuita do Text Blaze te dá pouca coisa: 20 espaços de snippets, que podem ser criados com customização de datas, conteúdo copiado ou um local específico para o mouse. Mas a versão paga te dá acesso a ferramentas incríveis.
Como tutora de plataforma online, eu atuo em diferentes módulos de atividades. Para cada módulo, uma mensagem de boas vindas diferente, bem como uma de finalização, uma explicando determinada atividade. Além de e-mails de acompanhamento entre outros. Utilizo todo dia, o dia todo.

Funciona da seguinte forma:

1 - Crie um snippet

Primeiramente você cria um snippet. O snippet é um comando que você vai utilizar para aparecer o texto na sua tela. No exemplo abaixo eu escolhi o snippet !contato para fazer um modelo de e-mail padrão:

2 - Crie o texto a ser utilizado

Depois é só escrever o que você quer que aquele snippet signifique. Você pode utilizar formatação como negrito, itálico e cores, além das funções específicas da ferramenta.
No exemplo abaixo eu utilizei as seguintes funções:
  • cursor: serve para designar um espaço em que o seu cursor vai parar ao ser adicionado o snippet - dessa forma você pode colocar o mouse exato no local que você vai colocar o nome da pessoa a quem se destina o e-mail, por exemplo;
  • condicional: serve para você adicionar um comando com condição - no exemplo coloquei para ele escrever bom dia ou boa tarde a depender do horário em que o e-mail seja enviado [essa função só aparece na versão paga];
  • menu de formulário: cria um menu suspenso no seu modelo - faz um ótimo trabalho com a ferramenta de condicional, permitindo criar texto específicos para cada item do seu menu [essa função só aparece na versão paga];
  • data: escreve a data do dia em que o comando está sendo utilizado, podendo ser utilizando para definir tempo em textos mais formais.

3 - Utilize o seu snippet quando quiser

A partir de agora é só usar o seu snippet quando quiser. De maneira geral, o Text Blaze só utiliza um sinal sonoro de utilização do snippet e a publicação do texto é de maneira direta. No entanto, ao utilizar a função de menu suspenso, o Text Blaze abre um popup para você escolher a versão de mensagem que você quiser usar.

No meu exemplo, crie um e-mail com três versões: uma para acompanhamento de falta ao curso, outro para falha na entrega de atividade e outro para má conduta durante o curso.
Ao selecionar a versão que eu quero, o popup mostra o modelo escolhido.



É possível ainda organizar o seu conteúdo em pastas, separando cada comando que você utiliza por matéria, tema, setor ou projeto, o que facilita se organizar em diferente rotinas.
Na versão paga, você pode compartilhar pastas com diferentes equipes, garantindo uma comunicação alinhada e profissional.
Além da facilidade em seguir modelos institucionais, você pode se beneficiar da economia de tempo,  menos erros de digitação e a garantia que sempre terá informações importantes engatilhadas no seu teclado.


0 Comentários

Spotify