College of The Rockies fortalecendo o contato com o Brasil

O College of the Rockies segue ampliando conexões ao redor do mundo. Nos últimos anos, o Brasil tornou-se um país estratégico para o departamento internacional da instituição — e o investimento já gera resultados: professores e estudantes brasileiros passaram a frequentar o campus canadense.

Um dos destaques é o programa de bolsas Ciência sem Fronteiras, financiado pelo governo brasileiro, que envia alunos para estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática no exterior. Conhecida como modalidade “sanduíche”, a iniciativa permite que estudantes façam até 18 meses de imersão acadêmica, linguística e prática em vários países, incluindo o Canadá. Atualmente, o College of the Rockies recebe seis bolsistas brasileiros, e a expectativa é que outros 15 a 18 cheguem até o fim do semestre de inverno. Os alunos devem se matricular em cursos de inglês e disciplinas acadêmicas em áreas como ciências naturais (biologia, química e afins), engenharia, negócios, turismo e cinesiologia.

A primeira fase de um programa de formação de professores também está em andamento e já trouxe dois educadores brasileiros ao College em fevereiro. Ao longo de três meses, eles conhecerão a abordagem canadense de ensino, processos de desenvolvimento curricular, práticas de pesquisa aplicada e formas de articulação com a indústria para projetos de investigação, além de modelos de gestão e administração de cursos.
Depois dessa etapa, eles se juntarão a outros 40 professores brasileiros que passaram por instituições canadenses para desenhar um programa de um ano destinado a capacitar mil novos docentes no Canadá nos próximos anos.

Além dos bolsistas e professores, o College celebra ainda a chegada de uma estudante e de um docente do Brasil. A aluna Larissa Bezerra, de artes visuais, participa dos programas de Inglês e Belas Artes, enquanto o professor Hilton Galvão faz cursos intensivos de inglês e trabalha em parceria com a equipe da instituição para avaliar possibilidades de cooperação futura.

“Meu período em Cranbrook tem sido sensacional”, afirma Galvão. “Adorei vivenciar a cultura canadense. Os professores do College são excelentes, e a convivência diária com estudantes de diferentes países e culturas é extraordinária. Agradeço a todos pela calorosa hospitalidade canadense.”

A diretora-executiva de Desenvolvimento Internacional e Regional do College of the Rockies, Patricia Bowron, reforça: “Nossa colaboração com o Brasil cria oportunidades valiosas para que professores e alunos participem de intercâmbios e ampliem seu contato com outras culturas. Receber estudantes e educadores brasileiros em nossos campi também diversifica nossa comunidade acadêmica e enriquece as experiências de aprendizagem de todos.”



Desde que cheguei aqui no Canadá, não dei muita noticias do que vim fazer aqui e para quê estou aqui, mas isso vai ficar para um próximo capitulo.
O college em que eu estou estudando está recebendo, além de mim, outros 6 alunos do Ciência Sem Fronteiras, 1 estudante de mestrado em artes e alguns professores com o intuito de divulgação de pesquisa. O college ainda espera mais cerca de 18 alunos do CsF. Imaginem só vocês.
Hoje, saímos no jornal da cidade. Ta aí a prova. :)

A notícia acabou não abordando muito, mas eu estou aqui por uma bolsa do próprio governo Canadense: o ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program, sobre o qual falei aqui.

Você pode ler a matéria em inglês em "College Of The Rockies Strengthens Brazilian Connection"

0 Comentários

Spotify